Ignoramos anotar nossas despesas. Isso vai lhe derrubar!
Parece algo óbvio, sim, parece mesmo. Porém, a maioria das pessoas não dá o verdadeiro valor e a importância a essa prática tão milenar. Posso ter exagerado, mas a anotação de despesas pode ser um divisor de águas em sua vida.
No livro Kakebo: Controle suas Finanças, ele diz: ‘A prática de anotar à mão cada despesa e revisitar os números regularmente estimula a autorresponsabilidade, criando uma conexão mais profunda entre o indivíduo e suas finanças’. Se conectar com as finanças é algo único e talvez desperte em você um maior compromisso. E mais: ela certamente será a lanterna, a luz, a lâmpada que vai iluminar uma possível decisão no futuro.
Porque, no fim das contas, não se trata apenas de números ou planilhas. Trata-se de entender que cada escolha financeira é um reflexo dos seus valores, dos seus sonhos e do futuro que você deseja construir. Anotar despesas não é só sobre economizar; é sobre se reconectar consigo mesmo, com o que realmente importa. É sobre transformar pequenos gestos em grandes mudanças. E, quem sabe, essa simples prática possa ser o primeiro passo para uma vida mais consciente, mais leve e, por que não, mais abundante.
Então, está preparado para começar a anotar seus gastos e suas receitas? Papel, caneta e caderninho em mãos? Pense que ela é um mapa para uma vida melhor e mais tranquila quanto às decisões. O primeiro passo é o mais importante. E ele começa agora.
